Compartilhe!

 

Esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

No dia 19 de abril de 1971, por sua vez, foi criado o Parque Nacional dos Guararapes. Em decorrĂȘncia desses registros no dia 19 de abril, o Decreto de 24 de março de 1994 instituiu o Dia do ExĂ©rcito Brasileiro.

Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importùncia dessa Força Armada.

O ExĂ©rcito Brasileiro Ă© um dos trĂȘs braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a AeronĂĄutica.

Existem cinco principais divisÔes dentro do Exército Brasileiro: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicaçÔes.

A Deputada Estadual Adriana Borgo registrou, em suas redes sociais, uma homenagem em alusĂŁo Ă  data:

O ExĂ©rcito Brasileiro Ă© motivo de orgulho porque Ă© formado por homens e mulheres que tem como missĂŁo de vida a defesa da  nossa PĂĄtria. A cada um de vocĂȘs minha continĂȘncia e mĂĄximo respeito.