Compartilhe!

Proclamação da República

No 15 de novembro, é celebrado, no Brasil, o Dia da Proclamação da República, forma de governo instituída em nosso país nesse dia, em 1889. Esse acontecimento ocorreu por causa do desgaste e da perda de popularidade da monarquia brasileira no final do século XIX. Com isso, um movimento de militares aliado a alguns civis conspirou para derrubar a monarquia e proclamar a república.

O Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma tropa de militares que cercou o Gabinete Ministerial e destituiu o Visconde de Ouro Preto do cargo (o visconde foi preso). A monarquia, no entanto, não tinha caído ainda, pois Deodoro não derrubou o regime, mas o gabinete. Ao longo do dia 15 de novembro, houve uma série de articulações políticas que culminou com o vereador José do Patrocínio oficializando a república no fim do dia.

“Hoje é dia de eleições municipais no Brasil, e celebramos a Proclamação da República, evento que marca o início do período em que o povo brasileiro passou a decidir o seu próprio destino. Que hoje tenhamos consciência e sabedoria para fazer a melhor escolha para nossas cidades.” registrou a deputada Adriana Borgo, em suas redes sociais.