Compartilhe!

A deputada Adriana Borgo e os deputados que compõem o PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento) estiveram, na manhã desta terça-feira, 19, no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha para conferir uma denúncia encaminhada pelo senador Major Olímpio de supostas irregularidades apontadas por um técnico de enfermagem que terá a identidade preservada, entre elas a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e descaso com profissionais infectados pela Covid19. No local, o grupo constatou que os equipamentos são, de fato, insuficientes e encontrou ainda outras irregularidades.

 

 

No momento da visita, havia poucos usuários circulando nas dependências do hospital, muitos leitos vazios e camas, inclusive novas, empilhadas nos corredores.

De acordo com informações do diretor técnico de saúde, Seme Sadala Sarraff, o equipamento conta com 188 leitos, entre enfermagem, UTI e retaguarda. No período de 20 de março a 14 de maio, o hospital atendeu 1770 pessoas e registrou 45 óbitos por Covid19. Atualmente, dos 22 leitos de UTI, 17 estão ocupados.

Ao todo, são 1.070 profissionais de saúde, sendo 65 atuando na UTI. O diretor afirmou que 26 trabalhadores estão afastados por contaminação pela Covid, sendo três médicos.

Magali Butenas, responsável pelo controle de infecção hospitalar afirmou que a ausência de testes sorológicos dificulta o mapeamento da situação de saúde dos profissionais. Os deputados constataram ainda diversos profissionais trabalhando, inclusive, em ala de contaminação, sem o uso de máscara, equipamento fundamental para a proteção dos trabalhadores.

No setor de almoxarifado, a enfermeira Simone Tosi mostrou alguns materiais do estoque: aventais laminados e descartáveis, óculos de proteção, protetor facial e máscaras, inclusive N95.

Diante de tudo o que foi apurado, o grupo solicitou cópia dos comprovantes de recebimento dos materiais e encaminhará ofício à Promotoria da Saúde solicitando providências.

O PDO é um grupo de fiscalização dos gastos do governo nesta pandemia. É formado pelos deputados Sargento Neri, Márcio Nakashima, Coronel Telhada, Coronel Nishikawa, Adriana Borgo, Leticia Aguiar e Ed Thomas.